Foto: Rian Lacerda (Diário)
O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), defendeu nesta terça-feira (8), durante a reunião de líderes partidários, a inclusão na pauta do plenário da Câmara do Projeto de Lei 341/2025, que trata da securitização das dívidas dos produtores rurais gaúchos. A proposta busca oferecer uma saída concreta e urgente para milhares de agricultores altamente endividados em razão das sucessivas estiagens e de uma tragédia climática sem precedentes no Rio Grande do Sul.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Atendendo ao apelo do líder da oposição e de parlamentares da bancada gaúcha, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, concordou com a inclusão da matéria na pauta, e a expectativa é de que o projeto seja votado até quarta (9).
– Essa é uma medida emergencial, de justiça com quem sustenta o agro brasileiro e está à beira do colapso financeiro. A securitização das dívidas é um passo decisivo para garantir fôlego aos nossos produtores e preservar a produção de alimentos no estado. Vamos trabalhar para aprovar esse projeto ainda nesta semana – afirmou Zucco.
Apesar de ser mais um avanço, infelizmente não há garantia de que o governo federal vai mesmo socorrer os produtores rurais gaúchos, pois há a alegação de falta de verbas. Mas a pressão continua e precisa ser feita, diante da gravidade da situação.
Leia mais